Sunday, April 5, 2009

Blue Ocean Strategy

"Blue Ocean Strategy” oferece uma nova visão estratégica sobre as empresas, tendo sido desenvolvida pelos Professores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, responsáveis pelas disciplinas de Estratégia e Gestão Internacional na Insead Business School.

Este novo conceito de Inovação Estratégica representa todo um novo espaço estratégico ainda não desbravado, incluindo mercados potenciais por descobrir, com amplas oportunidades de crescimento, podendo ser extremamente rentável a curto e longo prazo para quem o conseguir identificar e conquistar.

A Inovação Estratégica aposta em vantagens competitivas, na diferenciação de mercado, na diferenciação da procura, em produtos que consigam ser simultaneamente inovadores e geradores de maior valor acrescentado para os novos clientes.

As mais conceituadas empresas a nível internacional já começaram a aplicar a metodologia Blue Ocean, devendo as empresas Portuguesas enveredar pelo mesmo caminho. Afinal, a crise de hoje pode ser a oportunidade de muitas empresas reflectirem estrategicamente e alcançarem novos espaços de mercado num futuro próximo.

Veja mais em: http://www.blueoceanstrategy.com/

1 comment:

  1. O que conheço de Blue Ocean é aquilo que escreveste neste post (incluindo o video), e não me parece que seja um conceito/ideia inovador/a. Pode-o ser na sua aplicabilidade, mas confesso que ainda não tenho o mínimo conhecimento para fazer uma crítica.
    Concordo no entanto que este será o caminho a seguir..

    ReplyDelete