Monday, July 20, 2009

Futuro da Energia Solar passa pelas janelas dos edifícios


Uma equipa australiana de investigação e desenvolvimento (I&D) do Queensland University of Technology está a trabalhar num projecto inovador e que poderá revolucionar as habitações ou os escritórios.

O projecto pretende criar janelas que contém incorporadas células solares, podendo-se desta forma maximizar a energia do sol e reduzir a necessidade de utilização de ar condicionado. As células solares contêm dióxido de titânio revestido de um corante que aumenta a absorção luminosa. O vidro capta a energia solar que pode ser utilizada para alimentar a casa, mas também poderá reduzir o sobreaquecimento da mesma, através da redução da necessidade de refrigeração.

As janelas, apesar de possuirem um ligeiro tom rosado, serão completamente transparentes, o que não dificulta a visão a partir do interior e/ou exterior. Caso se concretize este ambicioso projecto, as janelas serão uma importante mais valia das habitações, traduzindo-se também em reduções energéticas assinaláveis ao final do mês.

A sua aplicação em pavilhões desportivos muncipais, escolas, ou outros edifícios públicos seria ainda uma importante fonte de poupança para os Municípios Portugueses.

Poderão aprofundar este assunto em: http://www.sciencedaily.com/releases/2008/04/080410101210.htm

No comments:

Post a Comment