Saturday, June 6, 2009

HOVIONE vence Prémio Produto Inovação da COTEC

A Secagem de Partículas por Atomização aplicada à indústria farmacêutica valeu à HOVIONE o prémio Produto Inovação da COTEC, com o alto patrocínio da Presidência da República.

Uma empresa farmacêutica conseguiu desenvolver um sistema de fabricação de partículas de medicamentos de grande valor acrescentado, tendo actualmente a capacidade de controlar eficazmente o tamanho, composição, morfologia e densidade dos medicamentos. Utilizando novos conhecimentos científicos e tecnológicos, a empresa foi capaz de desenvolver produtos que, de outra forma, não poderiam ser utilizados pelos seres humanos, como são os do tratamento da asma ou infecções pulmonares.

Apesar deste princípio já ser utilizado pela indústria alimentar, a HOVONE investiu 16 Milhões de Euros em investigação, equipamento e instalações, tendo tido um retorno desse investimento, entre 2005-2008, de 35 Milhões de Euros, devendo duplicar este valor no triénio seguinte.

A COTEC distinguiu ainda as calças do modelo Wonder da SALSA, e atribuiu menções honrosas à EdgeBOX, SmartGate, NDrive Touch e Priberam pelas diversas inovação desenvolvidas e aplicadas em contexto real.

Importa assim frisar que a COTEC tem sido um dos principais impulsionadores do estabelecimento de uma cultura de inovação nas empresas, realçando as melhores práticas a nível nacional de Investigação, Desenvolvimento e Inovação.

Veja mais em: http://www.hovione.pt/

1 comment:

  1. 1º Parabéns à Hovione pelo trabalho desenvolvido.

    2º (uma sugestão) Achei interessante o post, mas penso que poderias ter explicado brevemente o que é a COTEC e o que faz. É importante aplaudir as empresas que se distinguem, mas também mostrar às pessoas as entidades envolvidas e empenhadas na melhoria competitiva das empresas nacionais. No meio de tantas coisas mal feitas neste país, e com tanto tempo de antena, devemos dar visibilidade a outras bem mais positivas, como me parece ser a COTEC. No entanto acredito que tenha sido suficiente para levar os mais curiosos a fazer um “google it”. (eu próprio me fui informar melhor)

    Bom trabalho

    ReplyDelete